Base de Conhecimento
Na abertura da empresa, é possível abrir filial(ais)?
Sim, é possível.
Deve-se observar que nesta abertura deverão ser confeccionadas as Viabilidades dos estabelecimentos Matriz e Filial(ais) já no início do processo.
Portanto, elabore a viabilidade do estabelecimento matriz, com o evento 101 - Inscrição de primeiro estabelecimento (Matriz) e aguarde a sua aprovação.
Após, gere a(s) viabilidade(s) do(s) estabelecimento(s) filial(ais), com o evento 102 - Inscrição dos demais estabelecimentos (Filial). Ao avançar neste evento e selecionar o órgão Junta Comercial, observe que haverá a possibilidade de informar o Protocolo de Viabilidade da Matriz/1º Filial.
Veja isto na ilustração abaixo:
-
Lembramos que, para filial(ais) que possua(am) estabelecimento(s) em outros Estados, sua(s) viabilidade(s) deve(m) ser confeccionada(s) e aprovada(s) por lá, seguindo as regras daquele Estado.
Após a aprovação de todas as viabilidades, faça o preenchimento do Documento Básico de Entrada - DBE do estabelecimento matriz, somente!
-
Lembramos que, para as naturezas jurídicas Sociedade Empresária Limitada (206-2) e Empresário individual (213-5), fica dispensado preenchimento do DBE, uma vez que o Portal de Serviços da JUCEMAT faz esta coleta diretamente pela Ficha de Cadastro Nacional - FCN de seu módulo Integrador.
Prosseguindo com o preenchimento da FCN no módulo Integrador do Portal de Serviços da JUCEMAT, não se esqueça de adicionar o(s)s evento(s) de Abertura de Filial, assim, será possível fazer a integração de todas as viabilidades (matriz e filial(ais)) e prosseguir com o envio do ato de abertura para aprovação pela JUCEMAT.
Aprovado o ato e gerado o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ do estabelecimento matriz, gere nova(s) viabilidade(s) e DBE(s) da(s) filial(s) e envie à JUCEMAT para deferimento, com consequente criação de seu(s) CNPJ(s). Tal envio pode ser feito ao e-mail cadastro@jucemat.mt.gov.br
Pronto, basta prosseguir com os licenciamentos de todos os estabelecimentos da empresa.
Manuais